A Mata/Jardim

A Mata - Jardim José do Canto situa-se na margem Sul da Lagoa das Furnas, rodeando a ermida de Nossa Senhora das Vitórias e os dois edifícios situados junto à margem da Lagoa: um cottage anglo-flamengo que era designado por " pavilhão de navegação " e é hoje a Casa dos Barcos (turismo rural), e um challet franco-suisso que era designado por "pavilhão da pesca ", hoje, Casa da Lagoa, igualmente convertida para Turismo Rural.

Na actual propriedade o traçado da zona ajardinada, com cerca de 10ha mantem- se conservado conforme o projecto francês.

Na extremidade oeste fica o conhecido "Vale dos Fetos" reconstruído em meados do século XX pelos pais da actual proprietária, Ernesto Hintze Ribeiro e sua mulher Maria Josefa Gabriela Borges de Sousa Jácome Correa.

Os arruamentos da Mata Jardim são ladeados por bonitas cameleiras, muitas delas centenárias, que florescem no período que vai de Janeiro a Maio e que constituem uma das melhores colecções de camélias antigas.

As Furnas são conhecidas pelas suas camélias realizando-se todos os anos uma exposição destas flores nos meses de Fevereiro ou Março.

Salto do Rosal

Cascata situada na zona Sul da Mata/Jardim

Ver

Sequoia

Árvores centenárias

Ver

Ermida

Erguida no Jardim, situa-se a Norte do mesmo.

Ver

Mata

...

Ver